Grafite no Setor Universitário quer estimular a relação das pessoas com o meio urbano

Por Aproveite em 01 de ago de 2017

Impossível não virar a cabeça ao passar pela Primeira Avenida. O motivo é um grafite em vermelho, amarelo, laranja e azul que cobre a parede de um dos prédios da área II da PUC- GO, no Setor Leste Universitário, em Goiânia. A obra geométrica e abstrata do artista goiano Santhiago Selon (@selon.art) tem 150 m², foi concluída em três semanas durante o mês de julho e tem o propósito de “estimular as pessoas a terem um olhar diferente sobre a cidade”.

Grafite geométrico de Santhiago Selon cobre parede de bloco da área II da PUC-GO, no Setor Universitário. Inicialmente, intervenção seria feita no Centro

A intervenção consiste na realização do Projeto Invisível, financiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC), pretende ampliar a relação do cidadão com a arte e meio urbano. Inicialmente, o mural seria feito no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, no Centro, para se integrar ao Beco da Codorna, localizado nos fundos do prédio. Porém, a construção apresentou problemas estruturais e o grafite teve de mudar de endereço. Uma parceira anterior, que coloriu os muros que cercam a PUC, deixou uma fresta para o novo trabalho.

Com 17 anos de carreira no grafite e formado em Design Gráfico, Santiago acredita que o mural traz muito de suas referências pessoais e é bastante condizente com seus últimos trabalhos. “A ideia mistura um pouco do grafite, de tipologia e da reflexão sobre a cidade: espaço urbano, arquitetura. E também tem influência da arte moderna”, ponderou o artista, que foi auxiliado por três pessoas, duas delas estudantes da Universidade na pintura do mural.

Santhiago Selon acumula 17 anos de carreira como artista do grafite. Para ele, mural no Universitário é continuidade da linguagem adotada nos últimos trabalhos

Alguns fatores adiaram a execução do projeto, aprovado pelo FAC em 2015. A liberação da verba demorou. Quando saiu, já no final de 2016, o período chuvoso impediu a pintura. Por fim, já em 2017 e durante o período de seca, restou o desafio de seguir o cronograma, uma vez que os recursos do edital permitiram a locação do material de elevação por um mês. A maior obra de Selon em termos de altura foi concluída habilmente.

O artista acumula trabalhos pelo País. Já executou murais em Belo Horizonte, Brasília e Salvador. No exterior, fez intervenções na Suíça, nos Estados Unidos e uma bem marcante para um desfile da linha da estilista Stella McCartney para a Adidas,  em Londres, na Inglaterra. “Cada um (artista) vai contribuindo para a educação (da população), para a mudança da visão (sobre o grafite)”, afirmou Selon.

Grafite na área II da PUC-GO altera paisagem e serve fomentar a discussão sobre a relação das pessoas com a arte e o meio urbano

Em Goiânia, as formas pelo artista podem ser reconhecidas em muros do Setor Sul, ao percorrer as Avenidas T-7 e T-9, ao visitar empresas no Setor Santa Genoveva e Novo Mundo, até mesmo em algum lote abandonado. “Não tem tudo que pintei. O grafite tem essa coisa de que a cidade vai mudando”, contou Selon. A última intervenção do currículo, porém, será amplamente difundida por meio de fotos, vídeos e textos nas redes sociais. Incentivar as pessoas a interagirem com o marcante mural é a conclusão do projeto.

Detalhes da obra mais recente de Santhiago Selon em Goiânia. Artista acumula intervenções pelo País e no exterior

Mural – Projeto Invisível

Endereço: Primeira Avenida, nº 458-590,  Setor Leste Universitário – Goiânia;

Instagram: @selon.art


Toda cidade possui segredos, extraordinários lugares que ainda não são conhecidos. Aqui a gente mostra não apenas as novidades que surgem, mas também clássicos, singulares achados que possivelmente ainda não foram descobertos pela maioria.

Se você conhece algum lugar bacana, conte para a gente! Pode ser um café escondidinho no centro que é divino ou um beco cheio de grafites geniais. Seja por e-mail ou mensagem em alguma rede social. Não importa por onde, vamos descobrir juntos como aproveitar a cidade!